terça-feira, 20 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a Comunidade Educativa um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de boas e interessantes leituras.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Antígona exposta na sua maior concisão na Biblioteca Escolar

Os alunos do turno 1 do Curso Profissional de Artes do Espetáculo apresentaram na Biblioteca Escolar mais um micro projecto. Desta vez o tema foi o exposto na tragédia Antígona, de Sófocles.
O projecto iniciou-se com a representação cenográfica de uma batalha: os dois irmãos gémeos, Etéocles e Polinices, defrontam-se requerendo o trono de Tebas. No final da batalha os dois irmãos morreram às mãos um do outro. Creonte, o governante de Tebas, promulga uma nova Lei: Quem morreu defendendo a cidade, será enterrado com honras de Estado. Quem morreu lutando contra a sua cidade será abandonado aos cães e às aves de rapina. Quem desobedecer a esta Lei será punido com a morte.
Antígona, a irmã  que acompanhou o pai no exílio, volta à cidade e depara-se com esta lei. Decide então desobedecer à lei do Homem e seguir a Lei da tradição, ou seja, não deixar o irmão insepulto. Cobre o corpo do irmão de terra e é capturada pelos guardas. É levada à presença de Creonte, assumindo a sua posição. Sabe que a punição é a morte, mas não poderia ter deixado de cumprir o seu dever de irmã.
Antígona é levada para fora da cidade e enforca-se na sua tumba, com o vestido de noiva.
Depois desta apresentação houve uma frutuosa discussão entre os alunos do 11º F, levados pela professora Maria Duarte, e os alunos da turma de Artes do Espetáculo, sobre a difícil dicotomia entre o dever de obediência à Lei dos Homens e à Lei da tradição.

Quem não gosta?

A turma do Curso Profissional de Apoio à Infância do 3º ano convida todos a verem a exposição dos seus trabalhos na Biblioteca até ao final deste 1º período.

Numa demonstração de competências técnicas, criatividade e exploração temática, poderemos descobrir o mundo fantasioso em pequenos quadrados, onde coisas doces, dança, música, circo, animação e sonhos se misturam ao serviço da arte para crianças e adultos.
Venha descobrir a criança que há em si...

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Censura


Alunos de Artes do Espetáculo reflectem sobre a censura na Biblioteca Escolar

Os alunos do 2º ano de Artes do espectáculo apresentaram um micro projecto na nossa Biblioteca Escolar. Acolhidos pela professora bibliotecária Suzel Nogueira, os alunos do 11ºF e os alunos de TGPGSI do 2º ano, acompanhados respectivamente pelas professoras Maria Duarte e Dina Ferreira, puderam assistir a um exercício desenvolvido nas aulas de Movimento a partir dos conteúdos leccionados na disciplina de Área de Integração. Desta vez tratou-se de uma pequena apresentação sobre as várias formas de censura, na sociedade de informação. Os alunos assumiram o peso da censura apresentando-se com a boca obstruída por uma faixa autocolante. Há um primeiro ato de libertação, quando conseguem assumir a sua própria voz, descolando a tira autocolante. De seguida advém a ânsia de ler, de se informar através da impressa escrita. O grupo começa então a ler jornais que estão censurados com cortes nos títulos, fotografias ou notícias. Rejeitam esse tipo de informação e tentam ler um livro que está proibido pelo regime, passando-o de mão em mão clandestinamente. Um dos prevaricadores foi apanhado, preso e torturado e o livro destruído. O povo exige a libertação do seu companheiro, clamando pela verdade. Os carcereiros libertam o prisioneiro, libertando também o excesso de informação que se torna, nos dias de hoje, o novo tipo de censura. É por isso que no final um dos elementos confronta o público co a seguinte questão: “ querem a verdade? Então tenham a coragem de escolher.” O elemento do público escolheu um dos elementos e obteve uma notícia de forma clara e perceptível.

No final a professora Ana Oliveira, responsável por estes projetos, estimulou o público a fazer as questões consideradas pertinentes para que se iniciasse uma discussão.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Palestra: Tipos de Agricultura

        No âmbito da disciplina de Geografia em codinamização com a Biblioteca realizou-se no passado dia 15 de novembro, pelas 10h20m, no Auditório da nossa escola, uma palestra subordinada ao tema " Tipos de Agricultura", proferida pelo Prof. Amilcar Duarte, coordenador do Curso de Agronomia da Universidade do Algarve.
        Na sessão participaram as duas turmas de Prosseguimento de Estudos de Línguas e Humanidades do 11º Ano, E e F, as quais foram acompanhadas pelas professoras das disciplinas de Geografia e História, Maria Duarte e Carla Faustino.
        A palestra foi muito interessante e esclarecedora, tendo o Professor explicitado aos alunos que a agricultura convencional com a ampla utilização de produtos químicos tem provocado problemas ambientais e de saúde pública.  Esta situação tem levado à busca de novas formas de produzir alimentos mais compatíveis com a preservação do ambiente, permitindo uma produção de alimentos mais sãos, com a ajuda da agricultura biológica, da agricultura sustentável, da proteção e da produção integradas. Ao longo da apresentação, foram descritos os diferentes modos de produção, as suas particularidades e as suas perspetivas.
                                  Anaísa Chagas e Liliana Paulino, 11º E

                                                          

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

VII CONCURSO LITERÁRIO PINHEIRO E ROSA

A presente edição é de homenagem aos escritores Manuel da Fonseca e Alves Redol, no âmbito do centenário dos respetivos nascimentos.

              A vertente de Poesia inspirada no poema «Antes que Seja Tarde», in Poemas Dispersos, de Manuel da Fonseca.
                  ...  ....  ...
            Acorda, amigo
           liberta-te dessa paz podre de milagre
           que existe
          apenas na tua imaginação...
            A vertente de Prosa deverá inspirar-se na produção de um texto baseado no excerto da obra de Alves Redol: Façam todas as loucuras já que estão loucos. Caminhem para o abismo já que estão cegos. Mas não nos arrastem para o barranco dos cegos e dos loucos...”  in Barranco de Cegos.

Os trabalhos a concurso devem ser entregues na Biblioteca Escolar, até ao dia 23 de Abril (inclusive).
  
                              Para mais  esclarecimentos/informações consultar o Regulamento afixado na Biblioteca Escolar, no portal da escola, no blogue da Biblioteca ou junto da tua professora de Português.