quarta-feira, 14 de março de 2012

Sessão de poesia com Afonso Dias

"A Poesia está na escola... em toda a parte"

Realizou-se no dia 7 de março uma sessão de poesia com Afonso Dias em que participaram as turmas 10º C, 1ºTGD-B, 1º TTAR e 3º TGPSI.

Entre o Sagrado e o Profano

A turma do Curso Profissional de Artes do Espetáculo foi, uma vez mais, apresentar um micro projeto à biblioteca escolar. Num primeiro momento foi explicada a diferença, ao nível dos conceitos do significado de profano e de sagrado. Depois os alunos de Interpretação mostraram o seu projeto. Desta vez tratou-se da representação de duas cerimónias muito diferentes que estão ligadas a um plano sagrado
A primeira tem a ver com uma festividade religiosa, uma procissão, que de repente se transfigura numa cerimónia pagã de ritual de fertilidade. A segunda assume em absoluto o sentido pagão de um grupo de mulheres que reclama para si próprias uma eficácia mágico-religiosa e um poder que irá ajudar a penitente a concretizar o seu desejo de ser mãe.
Depois da apresentação muitas foram as questões que os alunos do 11ºF colocaram aos alunos de Artes do espectáculo, tendo-se estabelecido um frutuoso diálogo.

8º Concurso Literário Sophia Andresen