A Biblioteca Escolar dinamizou, no âmbito da comemoração da Semana da Leitura (5 a 9 de março), uma atividade intitulada Intercâmbio de Leituras Expressivas, em que alunos das turmas 12º A, B, D e 10º D, orientados pela professora Regina Jerónimo, e a professora Elisete Gonçalves leram textos em vários locais da escola, sensibilizando assim toda a Comunidade Educativa para a importância da leitura.
Criada em 1994, ano em que esta escola iniciou a sua actividade, visa satisfazer as necessidades da comunidade escolar no âmbito da educação, cultura, informação e lazer. Esta biblioteca integra a Rede de Bibliotecas Escolares desde 1998.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
quarta-feira, 21 de março de 2012
Flash Mob – A leitura está em festa
No dia 20 de março, no Jardim Manuel Bívar, em Faro, a leitura esteve em festa num Flash Mob, integrado nas comemorações da Semana da Leitura 2012 que contou com a participação de alunos e professores de todas as escolas do concelho de Faro.
A turma do 1º ano Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa participou neste evento organizado pelo Grupo Concelhio das Bibliotecas Escolares de Faro. A coreografia foi trabalhada, nas aulas de Técnicas de Animação e Acolhimento, pela Professora Ana Cristina Oliveira.
Poema
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de imenso amor,
Palavras de esperança louca.
Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.
(o nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)
De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.
Palavras que nos transportam
Aonde a morte é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.
Poema : Alexandre O’Neill (adaptado)
Música: Pedro Isqueiro – Escola Secundária de João de Deus
Coreografia: Alunos do Curso Profissional Intérprete de Dança Contemporânea, 1º e 3º ano: professor Pedro Curado – Escola Secundária de Tomás Cabreira
A turma do 1º ano Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa participou neste evento organizado pelo Grupo Concelhio das Bibliotecas Escolares de Faro. A coreografia foi trabalhada, nas aulas de Técnicas de Animação e Acolhimento, pela Professora Ana Cristina Oliveira.
Poema
Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de imenso amor,
Palavras de esperança louca.
Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.
(o nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)
De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.
Palavras que nos transportam
Aonde a morte é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.
Poema : Alexandre O’Neill (adaptado)
Música: Pedro Isqueiro – Escola Secundária de João de Deus
Coreografia: Alunos do Curso Profissional Intérprete de Dança Contemporânea, 1º e 3º ano: professor Pedro Curado – Escola Secundária de Tomás Cabreira
quinta-feira, 15 de março de 2012
Exposição "Se já viu o filme... leia o livro"
Visite esta exposição que está na Biblioteca Escolar durante o mês de março.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Sessão de poesia com Afonso Dias
"A Poesia está na escola... em toda a parte"
Realizou-se no dia 7 de março uma sessão de poesia com Afonso Dias em que participaram as turmas 10º C, 1ºTGD-B, 1º TTAR e 3º TGPSI.
Realizou-se no dia 7 de março uma sessão de poesia com Afonso Dias em que participaram as turmas 10º C, 1ºTGD-B, 1º TTAR e 3º TGPSI.
Entre o Sagrado e o Profano
A turma do Curso Profissional de Artes do Espetáculo foi, uma vez mais, apresentar um micro projeto à biblioteca escolar. Num primeiro momento foi explicada a diferença, ao nível dos conceitos do significado de profano e de sagrado. Depois os alunos de Interpretação mostraram o seu projeto. Desta vez tratou-se da representação de duas cerimónias muito diferentes que estão ligadas a um plano sagrado
A primeira tem a ver com uma festividade religiosa, uma procissão, que de repente se transfigura numa cerimónia pagã de ritual de fertilidade. A segunda assume em absoluto o sentido pagão de um grupo de mulheres que reclama para si próprias uma eficácia mágico-religiosa e um poder que irá ajudar a penitente a concretizar o seu desejo de ser mãe.
Depois da apresentação muitas foram as questões que os alunos do 11ºF colocaram aos alunos de Artes do espectáculo, tendo-se estabelecido um frutuoso diálogo.
quarta-feira, 7 de março de 2012
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Encontro com a escritora Lídia Jorge
Realizou-se no auditório da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, no dia 27 de fevereiro de 2012, o encontro com a escritora Lídia Jorge sob o tema O LIVRO NA ERA DA INFORMÁTICA.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - 1ª FASE
O Plano Nacional de Leitura – com a DGLB /Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promoveu, no presente ano letivo, tal como sucedeu em anos anteriores, o Concurso Nacional de Leitura-Ler+. Este concurso pretende, de uma forma lúdica, promover e avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
BOAS FESTAS
A equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a Comunidade Educativa um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de boas e interessantes leituras.
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Antígona exposta na sua maior concisão na Biblioteca Escolar
Os alunos do turno 1 do Curso Profissional de Artes do Espetáculo apresentaram na Biblioteca Escolar mais um micro projecto. Desta vez o tema foi o exposto na tragédia Antígona, de Sófocles.
O projecto iniciou-se com a representação cenográfica de uma batalha: os dois irmãos gémeos, Etéocles e Polinices, defrontam-se requerendo o trono de Tebas. No final da batalha os dois irmãos morreram às mãos um do outro. Creonte, o governante de Tebas, promulga uma nova Lei: Quem morreu defendendo a cidade, será enterrado com honras de Estado. Quem morreu lutando contra a sua cidade será abandonado aos cães e às aves de rapina. Quem desobedecer a esta Lei será punido com a morte.
Antígona, a irmã que acompanhou o pai no exílio, volta à cidade e depara-se com esta lei. Decide então desobedecer à lei do Homem e seguir a Lei da tradição, ou seja, não deixar o irmão insepulto. Cobre o corpo do irmão de terra e é capturada pelos guardas. É levada à presença de Creonte, assumindo a sua posição. Sabe que a punição é a morte, mas não poderia ter deixado de cumprir o seu dever de irmã.
Antígona é levada para fora da cidade e enforca-se na sua tumba, com o vestido de noiva.
Depois desta apresentação houve uma frutuosa discussão entre os alunos do 11º F, levados pela professora Maria Duarte, e os alunos da turma de Artes do Espetáculo, sobre a difícil dicotomia entre o dever de obediência à Lei dos Homens e à Lei da tradição.
Quem não gosta?
A turma do Curso Profissional de Apoio à Infância do 3º ano convida todos a verem a exposição dos seus trabalhos na Biblioteca até ao final deste 1º período.
Numa demonstração de competências técnicas, criatividade e exploração temática, poderemos descobrir o mundo fantasioso em pequenos quadrados, onde coisas doces, dança, música, circo, animação e sonhos se misturam ao serviço da arte para crianças e adultos.
Venha descobrir a criança que há em si...
Numa demonstração de competências técnicas, criatividade e exploração temática, poderemos descobrir o mundo fantasioso em pequenos quadrados, onde coisas doces, dança, música, circo, animação e sonhos se misturam ao serviço da arte para crianças e adultos.
Venha descobrir a criança que há em si...
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
A Censura
Alunos de Artes do Espetáculo reflectem sobre a censura na Biblioteca Escolar
Os alunos do 2º ano de Artes do espectáculo apresentaram um micro projecto na nossa Biblioteca Escolar. Acolhidos pela professora bibliotecária Suzel Nogueira, os alunos do 11ºF e os alunos de TGPGSI do 2º ano, acompanhados respectivamente pelas professoras Maria Duarte e Dina Ferreira, puderam assistir a um exercício desenvolvido nas aulas de Movimento a partir dos conteúdos leccionados na disciplina de Área de Integração. Desta vez tratou-se de uma pequena apresentação sobre as várias formas de censura, na sociedade de informação. Os alunos assumiram o peso da censura apresentando-se com a boca obstruída por uma faixa autocolante. Há um primeiro ato de libertação, quando conseguem assumir a sua própria voz, descolando a tira autocolante. De seguida advém a ânsia de ler, de se informar através da impressa escrita. O grupo começa então a ler jornais que estão censurados com cortes nos títulos, fotografias ou notícias. Rejeitam esse tipo de informação e tentam ler um livro que está proibido pelo regime, passando-o de mão em mão clandestinamente. Um dos prevaricadores foi apanhado, preso e torturado e o livro destruído. O povo exige a libertação do seu companheiro, clamando pela verdade. Os carcereiros libertam o prisioneiro, libertando também o excesso de informação que se torna, nos dias de hoje, o novo tipo de censura. É por isso que no final um dos elementos confronta o público co a seguinte questão: “ querem a verdade? Então tenham a coragem de escolher.” O elemento do público escolheu um dos elementos e obteve uma notícia de forma clara e perceptível.
No final a professora Ana Oliveira, responsável por estes projetos, estimulou o público a fazer as questões consideradas pertinentes para que se iniciasse uma discussão.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Palestra: Tipos de Agricultura
No âmbito da disciplina de Geografia em codinamização com a Biblioteca realizou-se no passado dia 15 de novembro, pelas 10h20m, no Auditório da nossa escola, uma palestra subordinada ao tema " Tipos de Agricultura", proferida pelo Prof. Amilcar Duarte, coordenador do Curso de Agronomia da Universidade do Algarve.
Na sessão participaram as duas turmas de Prosseguimento de Estudos de Línguas e Humanidades do 11º Ano, E e F, as quais foram acompanhadas pelas professoras das disciplinas de Geografia e História, Maria Duarte e Carla Faustino.
A palestra foi muito interessante e esclarecedora, tendo o Professor explicitado aos alunos que a agricultura convencional com a ampla utilização de produtos químicos tem provocado problemas ambientais e de saúde pública. Esta situação tem levado à busca de novas formas de produzir alimentos mais compatíveis com a preservação do ambiente, permitindo uma produção de alimentos mais sãos, com a ajuda da agricultura biológica, da agricultura sustentável, da proteção e da produção integradas. Ao longo da apresentação, foram descritos os diferentes modos de produção, as suas particularidades e as suas perspetivas.
Anaísa Chagas e Liliana Paulino, 11º E
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
VII CONCURSO LITERÁRIO PINHEIRO E ROSA
A presente edição é de homenagem aos escritores Manuel da Fonseca e Alves Redol, no âmbito do centenário dos respetivos nascimentos.
A vertente de Poesia inspirada no poema «Antes que Seja Tarde», in Poemas Dispersos, de Manuel da Fonseca.
... .... ...
Acorda, amigo
liberta-te dessa paz podre de milagre
que existe
apenas na tua imaginação...
A vertente de Prosa deverá inspirar-se na produção de um texto baseado no excerto da obra de Alves Redol: “Façam todas as loucuras já que estão loucos. Caminhem para o abismo já que estão cegos. Mas não nos arrastem para o barranco dos cegos e dos loucos...” in Barranco de Cegos.
Os trabalhos a concurso devem ser entregues na Biblioteca Escolar, até ao dia 23 de Abril (inclusive).
Para mais esclarecimentos/informações consultar o Regulamento afixado na Biblioteca Escolar, no portal da escola, no blogue da Biblioteca ou junto da tua professora de Português.
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
- 1ª Fase, a realizar nas escolas; (Eliminatórias)
- 2ª Fase, a realizar nas Bibliotecas Municipais designadas pela
DGLB; (Finais Distritais)
- 3ª Fase, correspondente à Final Nacional, a realizar em local e
com as capacidades técnicas de divulgação a designar no
decorrer do Concurso.
Para mais informações aconselha-se a consulta do sítio PNL: www.planonacionaldeleitura.gov.pt
Para esclarecimentos/informações específicas do CNL: concursonacional@planonacionaldeleitura.gov.pt
- 1ª Fase – NÍVEL ESCOLA -
OBRAS de Leitura Obrigatória:
Barranco de Cegos, Alves Redol
ALDEIA NOVA, Manuel da Fonseca
Data da Prova: 05 de Janeiro de 2012, pelas 15H00, na BIBLIOTECA ESCOLAR.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Turma de Artes do Espetáculo vai à biblioteca
Os alunos do Curso Profissional Artes do Espetáculo estão a desenvolver um projeto no âmbito das disciplinas de Área de Integração e de Movimento.
Esse trabalho caracteriza-se pela apresentação de vários micro projetos resultantes da articulação entre os conteúdos lecionados na disciplina de Área de Integração e a capacidade de os mostrar através do corpo e do Movimento. Assim, dentro dos conteúdos que se podem lecionar no Módulo 1, O Fogo de Prometeu, os dois turnos da turma de Artes do Espetáculo já foram acolhidos pela Biblioteca Escolar, apresentando os seus trabalhos para as turmas de TGPSI do 3º ano e de TAI do 2º ano. No final desenvolveu-se um debate entre atores e espetadores, não só sobre os conteúdos mas também sobre o processo de trabalho desenvolvido desde a escolha dos conceitos principais até à forma final da apresentação.
Um agradecimento especial à professora Catarina Soares e às professoras Maria Cardeira, Catarina e Rosário Pacheco que acompanharam os seus alunos às apresentações. Assim se vai construindo cultura e um outro olhar sobre o teatro. Já estão na forja mais dois trabalhos, desta vez sobre Sócrates e os sofistas.
Esse trabalho caracteriza-se pela apresentação de vários micro projetos resultantes da articulação entre os conteúdos lecionados na disciplina de Área de Integração e a capacidade de os mostrar através do corpo e do Movimento. Assim, dentro dos conteúdos que se podem lecionar no Módulo 1, O Fogo de Prometeu, os dois turnos da turma de Artes do Espetáculo já foram acolhidos pela Biblioteca Escolar, apresentando os seus trabalhos para as turmas de TGPSI do 3º ano e de TAI do 2º ano. No final desenvolveu-se um debate entre atores e espetadores, não só sobre os conteúdos mas também sobre o processo de trabalho desenvolvido desde a escolha dos conceitos principais até à forma final da apresentação.
Um agradecimento especial à professora Catarina Soares e às professoras Maria Cardeira, Catarina e Rosário Pacheco que acompanharam os seus alunos às apresentações. Assim se vai construindo cultura e um outro olhar sobre o teatro. Já estão na forja mais dois trabalhos, desta vez sobre Sócrates e os sofistas.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Sessão comemorativa do Dia do Autor Português
No passado dia, 23 de Maio, pelas 10,20h, comemorou-se na nossa escola, o Dia do Autor Português com a presença de Ana Cristina Oliveira, professora, dramaturga, actriz e encenadora teatral, culminando esta cerimónia com a entrega dos prémios alusivos ao 6º Concurso Literário Pinheiro e Rosa.
A directora, Dra. Luísa Madeira, abriu a sessão incentivando os alunos a constituírem um Clube de Jornalismo, com vista à divulgação das actividades lúdico/culturais e desportivas que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo.
De seguida, a professora Armanda Mesquita referiu-se à Educação como pedra angular dos estados modernos e à batalha da educação como uma gloriosa vitória projectada nas gerações que constroem o futuro. Apresentou também os dados biográficos mais relevantes da professora Ana Cristina Oliveira enaltecendo o seu valor como dramaturga e coordenadora do clube de teatro escolar «Tapete Mágico».
Por sua vez, a professora Ana Cristina Oliveira partilhou com os colegas, alunos e Encarregados de Educação as dificuldades com que se depara um escritor na publicação das suas obras, fazendo igualmente uma breve alusão, à experiência como docente, dramaturga e encenadora. Seguidamente, acompanhada pelo professor António Silva, leram com grande brilhantismo os trabalhos premiados no Concurso dando-lhes vida e expressão dramática.
Por fim, procedeu-se à entrega dos prémios aos vencedores nas diversas modalidades, elogiando o nível evidenciado pela maioria dos participantes e desejando-lhes um futuro promissor no mundo da escrita.
Resta agradecer ao júri e a todas as professoras, que dinamizaram o referido concurso.
No passado dia, 23 de Maio, pelas 10,20h, comemorou-se na nossa escola, o Dia do Autor Português com a presença de Ana Cristina Oliveira, professora, dramaturga, actriz e encenadora teatral, culminando esta cerimónia com a entrega dos prémios alusivos ao 6º Concurso Literário Pinheiro e Rosa.
A directora, Dra. Luísa Madeira, abriu a sessão incentivando os alunos a constituírem um Clube de Jornalismo, com vista à divulgação das actividades lúdico/culturais e desportivas que se vão desenvolvendo ao longo do ano lectivo.
De seguida, a professora Armanda Mesquita referiu-se à Educação como pedra angular dos estados modernos e à batalha da educação como uma gloriosa vitória projectada nas gerações que constroem o futuro. Apresentou também os dados biográficos mais relevantes da professora Ana Cristina Oliveira enaltecendo o seu valor como dramaturga e coordenadora do clube de teatro escolar «Tapete Mágico».
Por sua vez, a professora Ana Cristina Oliveira partilhou com os colegas, alunos e Encarregados de Educação as dificuldades com que se depara um escritor na publicação das suas obras, fazendo igualmente uma breve alusão, à experiência como docente, dramaturga e encenadora. Seguidamente, acompanhada pelo professor António Silva, leram com grande brilhantismo os trabalhos premiados no Concurso dando-lhes vida e expressão dramática.
Por fim, procedeu-se à entrega dos prémios aos vencedores nas diversas modalidades, elogiando o nível evidenciado pela maioria dos participantes e desejando-lhes um futuro promissor no mundo da escrita.
Resta agradecer ao júri e a todas as professoras, que dinamizaram o referido concurso.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



