quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ateliê "Poesia aos Pedaços"

No dia 12 de abril realizou-se o Ateliê "Poesia aos Pedaços" na Biblioteca Municipal de Faro, dinamizado pela Drª Margarida Telmo, com a turma 10 A.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

sexta-feira, 5 de abril de 2013

terça-feira, 2 de abril de 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

Sessão de Poesia: "A Poesia está na Escola..."

No dia 11 de março, às 11H30, realizou-se uma sessão de poesia com Afonso Dias. Assistiram ao evento os alunos das turmas 10 D e 10 E.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sessão de Poesia: “A Poesia está na Escola…”


No dia 1 de fevereiro, às 9H30, realizou-se uma  sessão de poesia com Afonso Dias. Assistiram ao evento os alunos das turmas 1º TAS, 3º TSSMA e 3º TGPSI.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Palestra: A Internacionalização das Empresas Turísticas: o caso da Hotelaria


No dia 8 de Janeiro, às 14H25, realizou-se a palestra A Internacionalização das Empresas Turísticas: o caso da Hotelaria, proferida pelo Profº Doutor Hélder Carrasqueira. Assistiram ao evento os alunos da turma 2º TTAR.

Palestra: Novas Tendências na Produção de Alimentos


No dia 8 de Janeiro, às 10H40, realizou-se a palestra Novas Tendências na Produção de Alimentos, proferida pelo Profº Doutor Amílcar Duarte. Assistiram ao evento os alunos das turmas 11º B e 11ºD.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase

O Plano Nacional de Leitura – com a DGLB / Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares – promoveu, no presente ano letivo, tal como sucedeu em anos anteriores, o Concurso Nacional de Leitura - Ler+. Este concurso pretende, de uma forma lúdica, promover e avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes. Nesse âmbito realizou-se, na Biblioteca Escolar, no passado dia 7 de janeiro de 2013 a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura - Ler+, tendo ficado apurados para a 2ª fase (Nível Distrital) os alunos Inês Brigas, 12º D; Rafael Fonseca, 11º D; Fábio Gonçalves, 11º D.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Comemoração dos 150 anos da obra Amor de Perdição


No âmbito das comemorações dos 150 anos da publicação das obras de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição e Memórias do Cárcere, a Biblioteca Escolar tem patente uma exposição bibliográfica alusiva ao autor, assim como um conjunto de marcadores para livros assinalando a efeméride.
Amor de Perdição, editado em 1862, é um dos romances mais consagrados do escritor e um dos expoentes máximos do romantismo em Portugal. Esta obra é uma das escolhidas, pela Biblioteca Escolar, para leitura obrigatória, na 1ª fase da 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura, Ler+, 2012/13.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Receção aos alunos na BE da ESPR


   No passado dia 13 de setembro de 2012, a Biblioteca Escolar providenciou uma receção aos novos alunos que irão frequentar a escola no presente ano letivo – 10º ano  dos cursos Científico-Humanísticos e 1º ano dos cursos Profissionais.
   A professora Bibliotecária, Suzel Nogueira recebeu as diferentes turmas explicando toda a orgânica da Biblioteca – normas/funcionamento e todos os procedimentos inerentes àquele espaço lúdico/cultural da escola.
   Os alunos apreciaram-no e consideraram-no, amplo e acolhedor, referindo-se à cinemateca e à hemeroteca, como lugares de convívio cultural muito atrativos e aprazíveis.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Autores na primeira pessoa e entrega dos prémios do 7º Concurso Literário Pinheiro e Rosa


No âmbito da comemoração do Dia do Autor Português, dia 22 de maio de 2012, pelas 15H30, a equipa da Biblioteca Escolar e o Subdepartamento de Português dinamizaram uma sessão de homenagem a autores portugueses, feita pela turma 10º D.
No final foram entregues os prémios alusivos ao 7º Concurso Literário Pinheiro e Rosa. 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sessão de apresentação do livro O Polvo Desengonçado


No dia 10 de maio realizou-se no auditório da nossa escola a apresentação do livro O Polvo Desengonçado pela autora Nídia Palma.
Assistiram à sessão alunos e professores das turmas TAI3, TAE2 e 11º F.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia do Advogado

No dia 8 de maio, no âmbito das comemorações do Mês do Advogado, realizou-se uma sessão com a presença da Dra. Bárbara Churro (juíza), Dr. António Ventinha (procurador), Dr. José Leiria (presidente do Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados) e da Dra. Cristina Seruca Salgado (vogal do do Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Advogados), no auditório da ESPR. Esta sessão destinou-se a alunos que pretendam vir a escolher o curso de Direito. Assistiram à sessão as turmas dos 11º e 12º anos do Curso de Línguas e Humanidades.

À merenda com Eça

No dia 3 de maio, um grupo de alunos das turmas 11º A e 11º C, orientados pela professora de português, Cristina Correia, representaram episódios da vida romântica da obra Os Maias de Eça de Queirós.
Assistiram ao evento as turmas 10º B, 10º D e TTAR1.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

SERAFIMSTÓRIA

No passado dia 24 de abril decorreu no Auditório da nossa escola uma atividade integrada no âmbito do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, com a participação de Jorge Serafim humorista/narrador de contos tradicionais e promotor do livro e da leitura, funções que vem exercendo desde há 20 anos, sobretudo nas escolas, bibliotecas públicas e privadas …de norte a sul do país. Foram apresentadas duas sessões, em que participaram as turmas 10º C, TTAR 1, TAE2 às 10H20 e 10º B, D, 11º F, TGPSI2 às 12H00. Esta arte milenar da palavra nua e crua e ao mesmo tempo imaginária deliciosa e doce encantou o público presente que vibrou com as suas histórias.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Pinhas - Sessão de poesia na Biblioteca

A poesia está nos livros, e nas mesas, e nas vozes, e nos corpos, e nas paredes, no respirar e na nossa biblioteca. No dia do Pinhas – 13 de Abril – os alunos de Artes do Espetáculo fizeram várias intervenções para receber os alunos do 9º ano de outras escolas, nas quais se homenageou a poesia de autores portugueses. Sophia de Mello Breyner, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Florbela Espanca e Gil Vicente foram os cicerones que mostraram uma forma diferente de animar a biblioteca escolar.
Com Sophia, cantemos um dos genuínos presentes que nos deixou:
Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros se mascaram mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não